segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Pet Ct e Ciclotron


Pet (Tomografia por emissão de pósitrons)
Ct ( Tomografia computadorizada).

A tomografia por emissão de pósitrons detecta alterações bioquímicas dos tecidos e a tomografia computadorizada reproduz a anatomia humana de uma forma fantástica.

O Pet ct seria a fusão das duas imagens, formando imagens perfeitas para o diagnóstico, ou seja,, fazendo a localização de alterações tanto anatômicas quanto funcionais.

Trata-se de um exame que usa um traçador específico (radioisótopo) que obtem as imagens moleculares.A substancia utilizada para realizar exames Pet-ct é o 2-flúor-2-deoxi-D-glicose (FDG ) sendo o 18F o elemento radioativo e a glicose, o químico que conduz o 18F para dentro dos tecidos humanos estudados.E injetada no paciente uma dose pequena de FDG(radiofarmaco) e o aparelho PET capta os sinais emitidos pelo 18F e os transforma em imagens, determinando onde ocorre acúmulo patológico.Pois as células tumorais apresentam captação acentuada de glicose como fonte de energia comparando-se com células normais ficando assim fácil a diferenciação entre as células.

O Cíclotron é o responsável pela produção do FDG e funciona com uma tecnologia bastante sofisticada, produz radioisótopos utilizados para o diagnóstico de doenças . O aparelho cíclotron é formado por um grande magneto e é como um acelerador de prótons em direção a um alvo de água enriquecida com 018 que forma o F18. No magneto é formado o flúor radioativo e em seguida ligado ás moléculas de glicose através de sintetizadores formando o produto final que é FDG .Sua vida dura em média 2 horas dificultando a sua aquisição.


Gladis


Nenhum comentário:

Postar um comentário