sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011




TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA NA CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÃO - CBO
Altera o tamanho
da letra
TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA NA CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÃO - CBO

O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia – CONTER – na busca incessante pelo reconhecimento e valorização dos profissionais das técnicas radiológicas, vem a público declarar que, ciente da responsabilidade de representar toda a classe, muito lutou no sentido de conquistar a inclusão do profissional Tecnólogo em Radiologia na Classificação Brasileira de Ocupação – CBO.
A trajetória percorrida pelo CONTER, aliada aos órgãos públicos nas áreas de saúde, educação e trabalho, se solidifica a cada objetivo atingido. Junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em abril de 2007, obteve o reconhecimento do Tecnólogo em Radiologia, atribuindo-lhe as ações de vigilância sanitária com poder de fiscalizar e autuar os responsáveis por práticas que apresentem riscos à saúde individual e coletiva, dentre outras atribuições que podem ser consultadas no ícone ANVISA. Junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) obteve a inclusão na CBO, do Tecnólogo em Radiologia, e ao longo dessa jornada, através de encaminhamento de ofícios e inúmeras solicitações tem conquistado espaços e a valorização dos profissionais das técnicas radiológicas tanto em nível técnico quanto em nível superior.
Ressalta, ainda, que os primeiros cursos para Tecnólogo em Radiologia partiram de solicitações do CONTER, na década de 80/90, às Instituições de Ensino Superior – Ulbra/Canoas/RS, Estácio de Sá/RJ e Unimar/Marília/SP -, e que juntos, por acreditarem na evolução desse segmento profissional, fomentaram a ampliação de saberes, resultando em grandes conquistas.
Após a graduação da primeira turma de Tecnólogos surgem as primeiras dificuldades legais para o exercício da profissão, o que, imediatamente, é solucionado através de Resolução Conter nº 07 (maio/1998), revogada pela Resolução Conter de nº 11 (setembro/2006), amparando a atividade profissional e solidificando mais um passo.
Para a entidade de classe a conquista de inclusão na CBO/MTE é um marco de fundamental importância na trajetória em busca da regulamentação profissional e mais um desafio vencido.
O CONTER parabeniza todos os profissionais pela conquista da classificação no CBO, perante o Ministério do Trabalho e Emprego, chamando a atenção dos profissionais Tecnólogos em Radiologia para a importante vitória que vem ratificar o crescimento e a maturidade de tão honrosa profissão.
Todos os processos de regulamentação e reconhecimento profissional são morosos e desafiadores, contudo, a persistência e o trabalho contínuo de toda a classe nos remetem ao êxito, ora obtido.
Ressaltamos que essa conquista é fruto do comprometimento e união de todos os profissionais, instituições públicas, instituições de ensino e entidades representativas de classe envolvidas nessa vitoriosa empreitada.
A Presidente do CONTER, Valdelice Teodoro, afirma que essa conquista trará, dentre muitas outras vantagens, a criação de concursos públicos específicos para os graduados, bem como, um espaço cada vez mais valorizado para este segmento profissional.
Fonte: Sandra Conde


terça-feira, 22 de fevereiro de 2011




Jornada Paulista de Radiologia

A Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR) organiza
 anualmente a Jornada Paulista
de Radiologia (JPR).
Considerada o principal evento de Diagnóstico por Imagem da América Latina
 e o quarto maior do mundo, a
 JPR tradicionalmente
 recebe um número significativo de participantes de todos os estados do Brasil
 e de países da América do
Sul. Quase 12 mil pessoas,
 entre participantes, conferencistas, coordenadores, expositores, visitantes e
outros, participaram do
 último encontro, realizado em
 maio de 2010.
JPR também se destaca pelo alto nível de seu programa científico, reunindo
 conferencistas nacionais
e internacionais de renome
que discutem as mais recentes descobertas científicas. A feira técnica e
 comercial da Jornada é de
 relevante importância para o
 mercado médico da América Latina, incluindo a participação das mais
 importantes empresas
da área.

Congresso Radiologia em Floripa

Tem Congresso em Floripa esse ano galeraaaaaaaa,, uhulllll


http://www.congressoradiologia.com.br/congresso.php

Participe do 3º Congresso Virtual de Radiologia do ISR

14/02/2011

Acontece em abril o 3º Congresso Virtual de Radiologia, organizado pela International Society of Radiology (ISR). A cada semana, o congresso terá aulas de radiologistas renomados de diferentes países, selecionados pela Comissão Internacional de Educação em Radiologia do ISR. Estarão presentes nessa edição professores da Coréia, Rússia, França e também do Brasil.
Para participar basta se registrar gratuitamente no site  www.isradiology.org. Interessados também podem participar ativamente do congresso, inscrevendo casos radiológicos e pôsteres eletrônicos até 1º de março.
Para mais informações, acesse www.isradiology.org.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011


Até 15 de fevereiro de 2011 estão abertas as inscrições de trabalhos científicos na II Conferência Internacional em PET Clínico e Medicina Nuclear Molecular (IPET 2011), promovida pela Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), em Viena, Áustria, entre 8 e 11 de novembro de 2011. Com programa científico voltado para a educação continuada, a conferência tem como público alvo médicos, físicos, radiofarmacêuticos, químicos e tecnólogos. Para participar, é preciso enviar um trabalho científico relacionado à Medicina Nuclear, não apenas a PET. Inscrições gratuitas. Informações no Brasil com Ivan Pedro Salati de Almeida, da CNEN,ivsalati@cnen.gov.br. Inscrições e submissão de trabalhos no site http://www-pub.iaea.org/MTCD/Meetings/Announcements.asp?ConfID=38296

sábado, 5 de fevereiro de 2011

física quantica,,, vídeo lindo ...


http://www.youtube.com/watch?v=g9WPRloGiFc&feature=player_embedded#at=15





Que É Fisica Quantica 
(Carlos Iafelice Junior)
A mecânica quântica ou física quântica é a parte da física que estuda o estado de    sistemas    onde     não       valem       os            conceitos usais   na   mecânica   clássica   tais como   os
de trajetória e o de distingüibilidade de partículas idênticas -;
aliás, os dois conceitos são intimamente relacionados; usualmente estuda o movimento das partículas muito pequenas, ou seja, em nível microscópico. Entretanto, efeitos há que ocorrem a nível macroscópico -;. O conceito de partícula -;muito pequena , mesmo que de limites muito imprecisos, relaciona-se com as dimensões nas quais começam a ficar evidentes efeitos como a impossibilidade de conhecer com infinita acuidade e ao mesmo tempo a posição e a velocidade de uma partícula - veja Princípio da incerteza de Heisenberg, entre outros. Os ditos efeitos chamam-se - ; efeitos quânticos. 
Assim, a Mecânica Quântica é a que descreve o movimento de sistemas nos quais os efeitos quânticos são relevantes. Experimentos mostram que estes são relevantes em escalas de até 1000 átomos. Entretanto, existem situações onde mesmo em escalas macroscópicas, os efeitos quânticos se fazem sentir de forma manifestamente clara, como nos casos da supercondutividade e dasuperfluidez. A escala que regula em geral a manifestação dos efeitos quânticos é o raio de Bohr. 
Conclusões da Mecânica Quântica 
As conclusões mais importantes desta teoria são: 


Em estados ligados, como o elétron girando ao redor de um átomo, a energianão se troca de modo contínuo, mas sim em de modo discreto - descontínuo, em transições cujas energias podem ou não ser iguais umas às outras. A idéia de que estados ligados têm níveis de energias discretas é devida a Max Planck. 

O de ser impossível atribuir ao mesmo tempo uma posição e uma velocidade exatas a uma partícula, renunciando-se assim ao conceito de trajetória, vital em Mecânica Clássica. Ao invés da trajetória, o movimento de partículas em Mecânica Quântica é descrito por meio de uma função de onda, que é uma função da posição da partícula e do tempo. A função de onda é interpretada por Max Born como uma medida da probabilidade de se encontrar a partícula em determinada posição e em determinado tempo. Esta interpretação é a mais aceita pelos físicos hoje, no conjunto de atribuições da Mecânica Quântica regulamentados pela Escola de Copenhagen.. 
Apesar de ter sua estrutura formal basicamente pronta desde a década de 1930, a interpretação da Mecânica Quântica foi objeto de estudos por várias décadas. O principal é o problema da medida em Mecânica Quântica e sua relação com a não-localidade e causalidade. Já em 1935, Einstein, Podolski eRosen publicaram seu Gedankenexperiment, mostrando uma aparente contradição entre localidade e o processo de Medida em Mecânica Quântica. Nos anos 60 J. S. Bell publicou uma série de relações que seriam respeitadas caso a localidade ? ou pelo menos como a entendemos classicamente ? ainda persistisse em sistemas quânticos. Tais condições são chamadasdesigualdades de Bell e foram testadas experimentalmente por A. Aspect, P. Grangier, J. Dalibard em favor da Mecânica Quântica. Como seria de se esperar, tal interpretação ainda causa desconforto entre vários físicos, mas a grande parte da comunidade aceita que estados correlacionados podem violar causalidade desta forma. 
Tal revisão radical do nosso conceito de realidade foi fundamentada em explicações teóricas brilhantes para resultados experimentais que não podiam ser descritos pela teoria Clássica, que incluem: 

Espectro de Radiação do Corpo negro, resolvido por Max Planck com a proposição da quantização da energia. 
Explicação do experimento da dupla fenda, no qual eléctrons produzem um padrão de interferência condizente com o comportamento ondular. 
Explicação por Albert Einstein do efeito fotoelétrico descoberto por Heinrich Rudolf Hertz, onde propõe que a luz também se propaga em quanta (pacotes de energia definida), os chamados fótons. 
O Efeito Compton, no qual se propõe que os fótons podem se comportar como partículas, quando sua enegia for grande o bastante. 
O desenvolvimento formal da teoria foi obra de esforços conjuntos de muitos físicos e matemáticos da época como Erwin Schrödinger, Werner Heisenberg,Einstein, <

Início das aulas na faculdade uhullll

É galera,, segunda começam as aulas,, vamos com fé,,, ultimo ano do nosso curso de radiologia  hem...