A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) está atuando na elaboração da CBO2000, uma revisão da classificação brasileira de ocupações que busca a inclusão de novas profissões como é o caso do Tecnólogo em Radiologia.
Para tanto, fomos convidados a participar em São Paulo, dia 14 de maio, do Painel de Convalidação por meio de uma dinâmica de grupo onde os profissionais são estimulados a falar sobre seu trabalho e as atividades que executam no seu dia-a-dia. Tal convite em muito nos honrou, pois há anos lutamos pelo reconhecimento de nossas atividades enquanto profissionais de nível superior.
Cientes da responsabilidade de representarmos toda uma categoria, o trabalho desenvolvido foi organizado sob a forma de uma matriz de atividades, cujos exemplos podem ser vistos no site do Ministério do Trabalho e Emprego.
Acreditamos que a inclusão do profissional Tecnólogo em Radiologia na CBO a partir de janeiro 2011 configura um momento histórico e fundamental no desafio de regulamentarmos nossa profissão, visto que já atuamos profissionalmente no mercado há mais de dez anos.
Finalmente poderemos nos orgulhar em termos uma classificação perante o Ministério do Trabalho e Emprego, passo importante para o crescimento e amadurecimento de uma profissão que se fundamenta a cada novo dia. A partir de agora, seremos uma realidade estatisticamente identificada em todo território nacional.
Este é um processo lento, porém contínuo, e somente terá êxito mediante o apoio, empenho e comprometimento dos profissionais envolvidos, instituições de ensino e entidades representativas de classe.
Estamos convictos de que um passo importante e objetivo foram dados. Agora nos cabe dar continuidade a tarefa de buscarmos em conjunto o verdadeiro e merecido reconhecimento social do profissional Tecnólogo em Radiologia pela sociedade brasileira, através da tão aguardada regulamentação profissional.
Sem mais, subscrevemo-nos:
TNR Fabiano de Castro Justo CRTR/RS -097
TNR Fernando Carlos Brock CRTR/RS 0138
TNR Ibevan Arruda Nogueira  CRTR/SP-00011C –FASM
TNR Paulo Roberto de Lourenço  CRTR/SP – 01331C
TNR Anderson Fernandes Moraes CRTR/SP – 00771C
TNR Fábio Barbieri CRTR/SP